quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Arte na Educação

As vezes a arte pode estar presente onde menos se espera, basta ter sensibilidade para perceber e assim compartilhar com os demais esta descoberta. Na sala de aula a arte aparece como algo leve e muitas vezes inesperado. 





Na visão de um plantio por permacultura, a presença do espiral que se forma, associado ao verde que está em toda parte, com certeza, pode ser descrito como uma obra de arte. Durante uma aula prática ... a beleza ... a delicadeza e a leveza de trabalhar ao ar livre.... tendo a natureza... podendo contemplar... podendo dialogar com os espaços e as formas... contribuindo de maneira importante para a aprendizagem. 
Acredito que seria interessante citar aqui um trecho de Silvio Gallono no livro Deleuze & a Educação, o qual foi mencionado por Deleuze e Guattari, com relação ao saber: 

O conhecimento não é nem uma forma, nem uma força, mas uma função:"eu funciono". O sujeito apresenta-se agora como um "ejecto", porque extrai dos elementos cuja característica principal é a distinção, o discernimento: limites, constantes, variáveis, funções, todos esses functivos ou prospectos que formam os termos da propriedade científica.

  O conhecimento pode surgir de muitos lugares... existem vários tipos de saberes, precisamos sempre buscar formas e também criar situações para que a aprendizagem aconteça. 

"A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore." 
 Autor -Joseph  Addison



Nenhum comentário:

Postar um comentário